Revista Eletrönica Null / EMagazine Null

A Revista com a escrita certa do Brasil e do Mundo para bons leitores brasileiros e estrangeiros. / Die Zeitschrift schriftlich mit einigen von Brasilien und der ganzen Welt für gute Leser Brasilianer und Ausländer.

Solidariedade e alegria marcam o Citizen Day 2013 da L”Oréal Brasil


Colaboradores voluntários do Rio e de São Paulo doaram seu tempo para praticar o bem

Dedicação, alegria e doação: essas palavras resumem o clima das Festas Julinas do Citizen Day. Munidos de solidariedade e de muita disposição, cerca de 90 colaboradores da L’Oréal Brasil mostraram na prática a essência do voluntariado e a satisfação de doar o tempo para praticar o bem. As festas tipicamente brasileiras, realizadas no Rio, dia 5, e em São Paulo, no dia 10, marcaram o 4º ano consecutivo da iniciativa do Grupo de engajar os colaboradores para se expressarem como verdadeiros cidadãos. Reunidos no Lar São José, em São João de Meriti (RJ), e na Creche Nossa Turma, na Vila Leopoldina (SP), os voluntários fizeram a alegria da criançada em um dia inteiro de muita música, brincadeiras e sorrisos no rosto.

“É muito importante sentir o que é fazer o bem e ajudar a quem precisa sem esperar nada em troca. O fato de vocês estarem aqui hoje mostra que realmente se importam. Estamos aqui para servir, vamos doar o nosso tempo para trazer o sorriso para essas crianças”, convidou Simone Nogueira, Diretora de Comunicação Corporate, na abertura da festa do Rio. E foi esse o sentimento que permeou toda a edição deste ano, a começar pelo período que antecedeu as inscrições.

A SENSIBILIZAÇÃO
Para entenderem a importância do trabalho voluntário, a equipe de Comunicação Corporate, em parceria com o Instituto da Criança – consultoria especializada em voluntariado empresarial – realizou um grande trabalho de sensibilização. Ao visitar as Unidades, os colaboradores foram incentivados a serem voluntários nas festas julinas e inscreverem instituições até dia 24 de julho para participarem do edital de microprojetos. “Esta é uma mudança de cultura que estamos construindo aos poucos, a cada edição do Citizen Day, para que entendam a importância da participação nesse dia. Resolvemos ir às Unidades e ter uma conversa mais próxima com eles para mostrar como é bom para a alma praticar uma ação voluntária”, afirma Simone. De acordo com Mariana Pinheiro, coordenadora de voluntariado do Instituto da Criança, a ideia é desenvolver uma verdadeira corrente solidária dentro da empresa. “É importante que eles espalhem a solidariedade e o exercício do voluntariado na L’Oréal. E essa sementinha deve ultrapassar as barreiras da empresa, ou seja, ser disseminada na rede de amigos, de familiares e em outros ambientes onde estejam inseridos”, diz.

Conheça aqui os Embaixadores do Citizen Day 2013, colaboradores que incentivaram outros colegas a participarem dessa edição.

Veja aqui alguns momentos da festa
do Rio. E assista aqui ao vídeo.

 

Veja aqui alguns registros da festa
de São Paulo.
E assista aqui ao vídeo.

AS FESTAS
Este ano, a ação do Citizen Day da L’Oréal Brasil foi inspirada em uma das festas mais tradicionais no país, caracterizada por danças, barraquinhas, comidas típicas, decoração com bandeirinhas e muita animação. Brincadeiras como pescaria, bola na lata, boliche, e atividades ao ar livre – dança da cadeira, escravos de jó, estátua etc – animaram um dia inteiro de festa. As crianças e os voluntários também se deliciaram com comidinhas características das festas julinas, como milho, canjica, paçoca, pé de moleque, maçã do amor, entre outros.

No Rio, o Lar São José, creche comunitária que atende 196 crianças que vivem abaixo da linha da pobreza, foi o palco da festa no dia 5 de julho. Na semana seguinte, no dia 10, foi a vez dos voluntários da Fábrica SP doarem seu tempo e atenção aos 150 pequenos da Creche Nossa Turma. Cerca de 90 colaboradores da Sede, da Fábrica Rio e da Fábrica SP se divertiram com as crianças, ajudaram nas brincadeiras das barraquinhas e distribuíram lanches. Oficina ambiental e jogos educativos também foram realizados com as crianças, que aprenderam a confeccionar bonecos com materiais recicláveis e conheceram os cuidados que devemos ter para viver em um planeta mais sustentável. As festas foram encerradas com animadas quadrilhas, dança típica que colocou todo mundo para dançar, e distribuição de diplomas a todos os voluntários. Veja aqui todas as atividades das festas.

Doações de leite em pó e farinha láctea foram entregues no dia da festa do Rio. A ação mobilizou colaboradores da Sede e da Fábrica Rio, mas a iniciativa de um colaborador da Fábrica Rio chamou ainda mais atenção. “O Bernardo Pereira, da Produção (PCP), pediu leite em vez de brinquedos na festa de aniversário de sua filha e conseguiu arrecadar 70 unidades”, contou Natalia Carvalho, Analista de RH da Unidade. Veja aqui quem foram os doadores.

Para ver todas as fotos da festa do Rio, clique aqui .

E confira aqui todas as fotos da festa de São Paulo.

ELES PRATICARAM O BEM SEM ESPERAR NADA EM TROCA

Confira o depoimento de alguns voluntários do Citizen Day 2013 e veja aqui todos os que participaram das festas:

“A gente passa por um momento muito relevante em nosso país e acredito que a participação em todos os âmbitos da sociedade é fundamental. Acho que a L’Oréal também tem um papel importante nesse sentido e me sinto na responsabilidade de representar a empresa e mostrar que a gente se importa com essa necessidade de solidariedade. Hoje eu não me sinto a Nayibe, hoje eu me sinto a L’Oréal e isso faz toda a diferença. O trabalho da L’Oréal é mostrar que juntos somos mais fortes, não só no nosso trabalho enquanto empresa, mas também no nosso compromisso social.”
Nayibe Zeferino, Gerente de Sell Out DPGP

“Eu acho bacana o Citizen Day, pois exterioriza a preocupação da L’Oréal com a sociedade e estimula o sentimento pessoal de solidariedade em todos. A iniciativa ajuda a incentivar as pessoas a dividirem um pouquinho do que têm.”
Jucimar Pereira, Diretor Jurídico

“Sou formada em Pedagogia e, desde que me formei, não tive a chance de fazer um trabalho voluntário por falta de tempo. Mas finalmente agora, através do Citizen Day, pude me dedicar a isso e adorei.”
Amanda Angel, Analista de Gestão da Informação

“Acho que todos nós temos uma contribuição a dar, seja doando atenção, uma palavra, um carinho, e essa oportunidade que a L’Oréal nos dá é um incentivo para que isso possa ser colocado em prática. Eu moro aqui pertinho, não conhecia essa instituição e acho legal a L’Oréal se preocupar com o acontece à sua volta.”
Romilda Souza, Analista de Importação da Fábrica Rio

“É uma realização pessoal poder ter contato e enxergar a felicidade das crianças. Estou na empresa há três anos, essa é a primeira atividade de que participo e estou muito feliz.”
Rodrigo Rosolen, Analista de Qualidade da Fábrica SP

 “Acho muito legal essa iniciativa, pois estimula um gesto super simples da nossa parte e que faz toda a diferença para essas crianças. E pra gente também, acho que o fato de dedicarmos um dia e termos esse contato é muito mais enriquecedor para nós. Ganhamos um novo olhar e recarregamos as baterias de outra forma.”
Marina Santos, Desenvolvimento Operacional

“Essa oportunidade de fazermos um trabalho voluntário, doar parte do nosso tempo para crianças que tanto precisam, é realmente muito satisfatório. Sinto-me realizado em uma empresa que dedica o tempo do funcionário para isso. É muito importante e deveríamos fazer mais vezes, pois recebemos um carinho enorme das crianças e foi muito legal.”
Bryner Henrique, da área de Contabilidade da Fábrica SP

“Saber que você é uma parte integrante de uma pequena mudança no mundo, dá uma sensação de empoderamento. Foi esse o valor que tentamos transmitir com a ação do Citizen Day deste ano. Todo mundo que está aqui, doou o seu tempo, pois a empresa não está parada. Estamos aqui porque acreditamos, porque nosso coração diz que é certo fazer. Isso é impagável, é realmente de uma doação sem preço. E mostra mais uma vez que, se a empresa é feita de pessoas, a nossa cara e o nosso coração são esses.”
Simone Nogueira, Diretora de Comunicação Corporate

“Os colaboradores da Unidade adoram participar do Citizen Day. Tem gente que está aqui depois de um turno de trabalho de 12 horas, terminado ontem à noite, porque gosta mesmo dessa iniciativa. As pessoas falaram muito bem da ação deste ano, não só pela ajuda, de fato, como por ser aqui na nossa região.”
Natália Carvalho, Analista de RH da Fábrica Rio

“É realmente um prazer participar deste Citizen Day, porque acho que o que temos de mais precioso é o nosso tempo. E doar esse tempo para as crianças é realmente um prazer. Estou muito feliz de ver aqui mais de 40, 50 funcionários como voluntários, trabalhando nesta festa julina. Tenho certeza de que este tipo de ação vai também trazer mais orgulho para eles, porque mostra que a empresa não está fora da sociedade, fora do mundo, mas sim fazemos parte desse mundo. Por isso nos doar para os outros para melhorar o mundo, a comunidade, é realmente um grande orgulho.”
Philippe Dequincey, Diretor da Fábrica SP

“Foi o melhor Citizen Day de todos e foi um presente para mim estar aqui. Tenho orgulho de trabalhar numa empresa que está engajada com esse lado cidadão. Esse era um projeto de vida meu, que não tinha colocado em prática ainda e que hoje estou tendo oportunidade através da L’Oréal. Os colaboradores deveriam se conscientizar de que é uma ação muito importante, é apenas um dia, não vai impactar tanto na empresa, mas sim no coração dessas crianças.”
Andrea Martins, Assistente da Diretoria Jurídica

“O Citizen Day faz a gente relembrar a cada ano da solidariedade, da oportunidade de doação, de dar uma atenção maior a uma comunidade que, de certa forma, é menos favorecida e que podemos ajudar. Sou orgulhosa de trabalhar na L’Oréal por conta desse engajamento da empresa em tudo o que faz, no meio ambiente e na sociedade. A L’Oréal ajuda o colaborador a levar a beleza pra todo mundo. A beleza está dentro da gente, não fora.”
Paula Braga, Gerente de Produção da Fábrica Rio

“Só de estar aqui eu já me sinto uma pessoa melhor. Acho que quando a L’Oréal dá essa oportunidade das pessoas estarem aqui com essas crianças, incentiva de alguma forma delas também estarem aqui fora do horário de trabalho, de pensarem um pouco mais no próximo e promoverem a sensibilidade humana, que é um dos nossos valores. Pra mim foi um dia incrível.”
Renata Morais, RH da Fábrica SP

“Essa ação estimula uma mudança de atitude, pois você passa a perceber que pode ajudar o tempo inteiro, independente de visitar uma instituição. O que me encanta na L’Oréal é ser uma empresa que, além do negócio, se preocupa com o bem-estar do colaborador e também com o do outro.”
Nanci Cereto, Webmaster da DL

“Eu me inscrevi logo no primeiro dia, pois acho bacana a L’Oréal nos proporcionar essa oportunidade. Começa a despertar uma conscientização de que devemos fazer muito mais do que fazemos cuidando da nossa própria vida, nos sensibiliza a perceber que deveríamos ajudar mais e isso também nos faz bem.”
Carla Spiegel, Gerente de LfD

“Estou muito feliz, muito realizada de poder participar desse momento, dessa iniciativa grandiosa da L’Oréal. É muito importante que as empresas doem um pouco do tempo dos seus colaboradores para que a gente possa participar efetivamente da vida da comunidade.”
Cintia Campos, Analista de Compras da Fábrica SP

“Acredito que quem sai ganhando é quem faz o trabalho voluntário, não as crianças. As crianças saem ganhando por uma consequência, mas é muito mais produtivo para o espírito, para a alma dos voluntários. Quando praticamos uma ação voluntária, percebemos que coisas materiais são supérfluas: um ‘oi’, um ‘como você está?’ é muito mais importante.”
Ricardo Silva, Coordenador de Projetos (Sede)

“O que me motivou a participar foi saber que são crianças que precisam de carinho, atenção e não somente de doação material. É gratificante pra quem participa, pois às vezes ficamos distantes dessa realidade.”
Gabriela Farias, Analista de Importação da Fábrica Rio

“Considero o Citizen Day uma das principais ações da L’Oréal para envolver os colaboradores na responsabilidade social. Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe de RH, que ajuda a Comunicação a animar essa ação.” 
Suênia Ribeiro, Analista de RH da Fábrica Rio

“É uma iniciativa louvável, porque mobiliza todos a dedicarem um dia para ajudar alguém. Poucas são as empresas que promovem um dia solidário, que dirá uma iniciativa global como é o Citizen Day. Poucas são as que tem um compromisso com o mundo ao seu redor, não só com os números, mas realmente um compromisso bem claro com o que está a nossa volta. A empresa é feita por números, mas os números são feitos por pessoas e é bacana que a L’Oréal valorize isso.”
Raphael Salgado, Gerente de Produto Lancôme

Fonte: L”Oréal Brasil

por Cláudio Barbosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27 de julho de 2013 por em Brasil, Cultura, França, Política e marcado , , .

Principais acessados

  • Nenhum

Revista Eletrönica Null

Revista Eletrönica Null

Digite seu e-mail para receber notificações em seu correio eletrônico.

Junte-se a 126 outros seguidores

Sally's Serenity Spot

My Spiritual Journey

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: