Revista Eletrönica Null / EMagazine Null

A Revista com a escrita certa do Brasil e do Mundo para bons leitores brasileiros e estrangeiros. / Die Zeitschrift schriftlich mit einigen von Brasilien und der ganzen Welt für gute Leser Brasilianer und Ausländer.

Evento “Giro Cultural”, em sua 14ª Edição abre o ano de 2013 com sucesso de público e visitantes na Livraria Ideal e Sala de Cultura Leila Diniz

SAM_1365 SAM_1367O “Giro Cultural” está em sua 14ª Edição em Niterói. O evento idelalizado pela Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Fundandação de Arte de Niterói (FAN), Unitevê – UFF, Livraria Ideal e Sala de Cultura Leila Diniz, mais uma vez lotou com espectadores, amigos e visitantes nos locais prestigiados pela Cultura da cidade de Niterói. Neste 14ª Edição, aconteceu neste último sábado (19), às 10h, o lançamento do Livro de Antônio Alberto de Araújo, escritor e poeta na Livraria Ideal. E na Sala de Cultura Leila Diniz, às 12h , a Cia ArteCorpo Teatro e Cia, mais uma vez, animou a tarde da criançada com a pela infantil “Branca de Neve e os Sete Anões – Irmão Grimm”. O evento está em programação niteróense para este ano e é gratuito, livre para todas as idade.

SAM_1353 100_8345

Nesta nova Edição de 2013, a Livraria Ideal foi o ponto inicia do Giro Cultural, idelalizado pela Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.  Carlos Mônaco, do Grupo Mônaco de Cultura, teve o prestígio de receber mais um autor para o lançamento na LIvraria Ideal.  E escritor-poeta Antônio Alberto Araújo, conhecido como Alberto Araújo em Niterói.

  • PERFIL BIOGRÁFICO ALBERTO ARAÚJO

Foto Alberto Araújo

ALBERTO ARAÚJO – Nasceu na cidade de Luzilândia-Pi.  Atualmente reside em Niterói-RJ – poeta, escritor, jornalista, fotógrafo, cinegrafista, contabilista, professor licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, colunista cultural do Jornal Santa Rosa, diretor e editor do FOCUS – PORTAL CULTURAL. Desde cedo que escreve poesias, contos, etc. tem um vasto conhecimento na poesia lírica, termo que mais o identifica. Já é muito conhecido pelo o Brasil, e parte do mundo. Publicou; “Caminhos percorridos Eu e a Poesia – poemas”. Participou da I e II Antologias dos Poetas Contemporâneos do Brasil, a primeira foi lançada na Bienal 2010 – São Paulo – SP, a segunda foi lançada na Bienal de 2011 no Rio de Janeiro – RJ. Publicou também o livro “Identidade do Sol – Poesias e Pensamentos de Amor”. Poeta premiado com medalha de ouro no 1º salão de Artes Plásticas e Poesias da ANBA – Academia Niteroiense de Artes Plásticas, Letras e Ciências – Niterói – RJ com a poesia “Cidade Sorridente” – em homenagem à cidade de Niterói-RJ, pela passagem de seus 438 anos. Sua poesia tem também característica social e contemporânea. Assina vários sites e blogs. Em seu site oficial conta-se com mais de 120 mil leituras. Faz parte das academias de letras ANBA – Academia Niteroiense de Belas Artes Ciências e Letras, Associação Escritores ao Ar Livro, (AVSPE) – Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – (IHGN), Associação Internacional de Poetas del Mundo, ANE – Associação Niteroiense de Escritores. Sua poesia “A primeira Pessoa do Singular está publicada no livro: “EJA – Educação de Jovens e Adultos – EAD – Língua Portuguesa” – Editora: Base Editorial Ltda. – Curitiba – PR”. Seu livro “Caminhos percorridos – EU e a Poesia”, foi o ganhador do prêmio INTERARTE 2012 – categoria: Melhor livro de Poesias – pela Academia de Letras de Goiás Velho – GO.

“Escrevo desde cedo E aos 18 anos escrevia poesias e contos. Sou casado também com uma escritora (Shirley Araújo) que está presente também nos eventos comigo. Pretendo lançar ainda outras obras e algumas junto à minha esposa. Tenho trabalhado sempre em Niterói com Blogs, colunas sociais e temas diversos, e entre eles o amor. Já fui consagrado com diversos prémios, inclusive um de Niterói pela ANBA – Academia Niteroiense de Artes Plásticas, Letras e Ciências – Niterói – RJ, com a poesia “Cidade Sorridente” – em homenagem à cidade de Niterói-RJ, pela passagem de seus 438 anos”, informa o escritor Alberto Araújo.

  • Caminhos Percorrido Eu e a Poesia – Poesia.

alberto3[1] CAPAS_~1

SAM_1336

A obra “Caminhos Percorrido Eu e A Poesia”, foi editada pela editora secco, de Florianópolis, e  contém 176 páginas de poesias. E foi produzida pelo poeta em apenas  3 meses. São obras de poesias que falam de amor , líricas e temas sociais do Nordeste. Entre eles, o carro chefe é o Rio Parnaíba.

SAM_1334SAM_1343

“Eu estava no Nordeste  quando fiz o livro. Este rio, Rio Parnaíba é o que corta o estado do  Piaui e do Maranhão. O título foi escolhido por mim porque foi o caminho que segui, o caminho do poeta Alberto Araújo”, conta o poeta.

100_8394 100_8385 100_8363

  • Giro Cultural

O Giro Cultural foi um evento em que o poeta esteve sempre presente desde o ínicio, na primeira Edição. E nesta 14ª Edição, é a vez do escritor-poeta fazer o seu lançamento: “Antes, fazia a cobertura no evento Giro Cultural como cinegrafista, jornalista e fotógrafo, e colocava todas as matérias no meu Blog. Hoje, agradeço ao Carlos Mônaco – Grupo Mônaco de Cultura / Livraria Ideal; A Imprensa Oficial – presidente – diretor Haroldo Zager; Unitevê – UFF, e muitos outros convites, amigos e colegas, que me concederam esta oportunidade. E ainda tenho outros livros que irei preparar como um romance e um livro de fotografia de Niterói.”

  • Confira a Poesia carro-chefe de Alberto Araújo “Rio Parnaíba”
  • Rio Parnaíba (velho monge) pede ajuda

Nasço distante
entre rochedos e matagais…
tenho pressa, tenho que correr
preciso dar de comer a quem tem fome
preciso dar de beber a quem tem sede
sei a hora de chegar
sou moço bom, em mim tu podes navegar
tenho nome
identidade
tenho até apelido, na intimidade
tantas e tantas vezes eu choro
quando em mim tu te afogas
pois quisera nesse momento
ter cabelo de Sansão
para te segurar
de mim terás comida
água boa
podem até se banhar
não podes dormir em meu peito
pois é muito profundo o meu leito
no entanto, sou tão indefeso
os covardes
depositam em mim, imundícies-dejetos
todo tipo de lixo
por isso estou eu doente
tenho uma dor no peito
quero ainda ver o teu filho crescer
o teu neto nascer
e compartilharem comigo um sorriso
um abraço forte e sincero
por favor, me ajudem a viver
não quero morrer.

by © Alberto Araújo – poeta Piauiense, mora atualmente em Niterói-RJ.

“em homenagem ao Rio Parnaíba (velho monge), rio que banha toda região nordeste do Brasil – Piauí”.

sugestão para faixas:

“Basta de poluição, eu tenho pulmão”
“Abaixo a poluição – salva-me”
“Salve o Velho Monge”
“Quero viver – ajude-me”
“O Velho Monge não pode morrer”.

  • CONTATO COM O ESCRITOR:

E-mails ( alberto-bacana@hotmail.com  / a.alberto.sousa@bol.com.br /         antonioalberto.bacana20@gmail.com )

(*****)

  • Sala de Cultura Leila Diniz – 12h, na Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

DSC_1961

O Giro Cultural seguiu a programação às 12h na Sala de Cultura Leila Diniz com a peça Branca de Neve e os Sete Anões – Irmão Grimm, produzida pela Cia ArteCorpo Teatro Cia, que novamente este ano estará presente no evento para fazer a alegria da criançada, produzindo peças infantis inovadoras na atuação.

  • ArteCorpo Teatro e Cia

DSC_1971

A ArteCorpo Teatro & Cia inova na atuação de teatro com a interação dos personagens com o público. Quem afirma isso é produtora e a atriz Cida Palmerin, da Cia de Teatro ” Temos a interação das crianças e estamos preparados para mudar a cena. No caso do casamento de Branca de Neve, em que o prícipe pediu a princesa em casamento, a criança quem decide o sim ou o não. com isso,  estudamos para nos preparar caso mude de atuação na hora”, diz.

  • Branca de Neve e os Sete Anões

Uma rainha muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada, Branca de Neve, uma princesa bastante bela e bondosa. Isto porque, segundo seu espelho mágico, ela era a mais bela de todas. Mas o carrasco contratado pela rainha que deveria assassiná-la, a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina, e que passam a protegê-la.

Algum tempo depois por intermédio de seu espelho, a rainha descobre que Branca de Neve continua viva. Então, ela faz uma magia que a transfortma em uma senhora vendedora de frutas horrivelmente velha e feia e vai atrás da moça para lhe oferecer uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia num sono profundo. Porém, ela é salva pelo príncipe encantado, o grande amor de sua vida, que a desperta com um beijo de amor.

“Trazemos o universo do conto para as crianças e acrescentamos algumas coisas, o que é interessante para elas. E brincamos juntos. O ator e a atriz  que fazem as personagens brincam bastante com a cena. A peça Branca de Neve é muito conhecida pela madrasta, a preincesa e os anões”, acrescenta a produtora Cida Palmerin.

  • Giro Cultural

DSC_1977

O produtora da peça ArteCorpe Teatro & Cia também afirma que este ano  a Cia estará presente no evento Giro Cultural: “Estamos novamente este ano com a Nova Imprensa Oficial – Sala de Cultura Leila Diniz  e o Giro Cultural. É muito importante esse apoio que temos recebido. E é importante também porque sabemos que a plateia gosta do nosso trabalho. Isto é, procuramos fazer o melhor”

Entrevista: Cláudio Barbosa

Fotos: Cláudio Barbosa, Sala de Cultura Leila Diniz e Alberto Araújo

Texto: Cláudio Barbosa

Deixe uma resposta

Principais acessados

  • Nenhum

Revista Eletrönica Null

Revista Eletrönica Null

Digite seu e-mail para receber notificações em seu correio eletrônico.

Junte-se a 126 outros seguidores

Sally's Serenity Spot

My Spiritual Journey

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

